Acordado desde 11:30 do último dia, no ano de 2015, e já tendo saído às 5 horas desse Novo Ano para fazer uma caminhada até o meio dia, prossigo com a minha costumeira análise dos fatos corridos no ano que se passou.
No Brasil, nos marcou o início da grave crise econômica, a os embates políticos que resultaram no processo em aberto do impeachment da Presidente Dilma. Atentados em Paris que se iniciaram em 07 de janeiro e se repetiram em 13 de novembro. Eleições em diversos países e as conquistas esportivas. Prossigo com as descrições formais.
Lituânia adota o Euro e entra para a Zona do Euro, em 1° de janeiro. Em 07 de janeiro, os atentados ao Charlie Hebdo e a um mercado judaico deixa mortos e feridos e também a explosão de um carro bomba em Villejuit. Em 12 de janeiro, Cristiano Ronaldo é eleito o melhor jogador do mundo mais uma vez. Houve execuções de 2 brasileiros na Indonésia por tráfico de drogas, primeiro caso havido de brasileiros no exterior, Marco Archer em 17 de janeiro, e Rodrigo Gularte em 29 de abril. Paulina Vega se torna Miss Universo em 25 de janeiro. Em 12 de fevereiro, morre a artista plástica nipo-brasileira Tomie Ohtake, aos 101 anos. Morte do ator Leonard Nimoy em 27 de fevereiro, que viveu Spok em Jornada das Estrelas. Em 1° de março, Tabaré Vazquez toma posse no Uruguai. Também é data em que a cidade do Rio de Janeiro completou 450 anos. José Rico, da dupla sertaneja Milionário e José Rico morre em 03 de março. Inezita Barroso morre em 08 de março. Houve o acidente com o Airbus A320 (D-AIPX), voo 4U9525 nos Alpes Franceses. Em 11 de Abril, encontro histórico entre Barack Obama e Raul Castro na 7° Cúpula das Américas, no Panamá. 50 anos da Rede Globo, em 26 de abril. Em 02 de maio, nascimento de Carlota de Cambridge, segundo filho de Kate Middleton e o Príncipe William. A lenda do blues, B.B. King morre em 15 de maio. Em 29 de maio Joseph Blatter é reeleito presidente da Fifa, e renuncia em 02 de julho. O Barcelona conquista a 5° Liga dos Campeões em 06 de junho. Repórter Alison Parker e o cinegrafista Adam Ward são mortos a tiro durante entrevista ao vivo em Virgínia, EUA. Em 09 de setembro, a Rainha Elizabeth II se tornou a monarca com o maior reinado na história da Grã-Bretanha. Em 29 de outubro, Bidhya Devi Bhandari se torna a primeira mulher a assumir a presidência do Nepal. Outro acidente aéreo, em 31 de outubro, o voo da Kogalymavia cai no Monte Sinai. O trágico rompimento das barragens de Mariana ocorreu em 05 de novembro e, em seguida, a lama atravessou o Rio doce, desembocando no mar do Espírito Santo, deixando tragédias biológicas pelo caminho. Atentados em Paris, em 13 de novembro. Em 24 de novembro, Maurício Macri é eleito presidente da Argentina. Pedido de Impeachment é acolhido pela Câmara, em 02 de dezembro. Morre a atriz Marília Pêra, em 05 de dezembro. A espanhola Mireia Lalaguna é coroada Miss Mundo 2015, em 19 de dezembro, e a filipina Pia Wurtzbach Miss Universo 2015, em 20 de dezembro, num erro grosseiro do apresentador Steven Harvey, que havia anunciado a colombiana Ariadna Gutiérrez. Barcelona se torna tri-campeão mundial de clubes em 20 de dezembro. Incêndio no Museu da Língua Portuguesa, em 21 de dezembro.
Foram diversos acontecimentos, portanto. Um ano que se vai, quase nunca deixa saudades. O mundo produz fatos os mais diversos e muitos tristemente negativos. É no âmbito pessoal de cada pessoa que se pode eternizar as conquistas, alegrias e resguardar algumas tristezas. Temos o pensamento positivo e muitas esperanças para com esse ano que se nos apresenta. Boa sorte, também, para você.
Este Blog possui diversos recursos de mídia, áudios, vídeos e documentos PDF, sendo, esse, o formato mais utilizado. Confira, especialmente, o perfil Linkedin e se conecte comigo, pois esta minha rede é numerosa e aumenta a cada dia. Visite todos os links do menu, que dão acesso a diferentes funcionalidades (segure CTRL para abrir as páginas em outra janela).
CONFIRA ESTE E OUTROS VÍDEOS NO CANAL YOUTUBE
sexta-feira, 1 de janeiro de 2016
Assinar:
Postagens (Atom)