Penso que eu poderia agora escrever acerca de algo que sempre ocupou as minas atenções, as cidadanias – mas serei breve e objetivo. Muitas pessoas desejam obter uma segunda cidadania, pelos benefícios diversos que poderão advir, e também da possibilidade de contribuir com uma outra nação, assim como muitos têm direito à uma outra nacionalidade, sem precisar abrir mão de nada. Aqui não cabe conceitos paroquiais, muito menos no tempo em que vivemos, das exigências e das integrações. Quem haveria de abrir mão de uma cidadania que lhe assegurasse todas as vantagens de um cidadão da União Européia, por exemplo?
Eu não sou nada além de um escrevinhador com projetos especiais, promissores ou a quedarem no vazio. Não sou desiludido, decepcionado nem fracassado, neste mundo tão cheio de forças, mas sem deixar de admitir o mais obvio nesse momento: que eu não tenho a medida exata dos rumos nem meus, nem do mundo, não sei tampouco o que de fato poderei fazer, a medida da contribuição que poderei dar nesta minha passagem pela terra e pela vida. Não passa minimamente pela minha consciência engajamentos políticos de qualquer ordem, no meu país ou em qualquer outro lugar, novamente não por desilusão, decepção ou qualquer outra coisa, sim pelo tanto que eu estaria me diminuindo, se é que algo ainda há para ser diminuído. Mas, sendo sempre um cidadão pensante, a distância completa de qualquer envolvimento político é sempre mais difícil, mas isso é tudo. Nunca elegerei um governante. Creio também que nunca terei o poder para derrubar nenhum, se algum tivesse e elegeria só os bons, e faria uma verdadeira faxina nos que para nada servem, os desonestos que só corroem a nação.
Portanto um cidadão pode obter vantagens, e se engrandecer se uma boa cidadania adquire, preservando a sua, e somando as vantagens... (Aqui cabe uma pequena extensão: há muitas pessoas que nunca têm nenhuma relação, física ou psicológica com a cidade onde nasceu, sim com uma outra que adquiriu afinidade. Nós, como seres racionais, temos o poder destas escolhas, já o lugar onde se nasce é de natureza bem mais sutil, e complexa. Logo, não me cai bem “apagar” este “evento”, eu poderia “apagar” tudo o mais desde o primeiro minuto de vida, pois que sendo um ser não desenvolvido não tive condições do arbítrio, mas jamais “apagaria” o que se passou até este primeiro minuto, pois estaria admitindo incapacidades e incompetências, que eu nunca tive. Portanto se pode criar outros vínculos, mas preservando sempre este que considero essencial) um cidadão pode também engrandecer a nação que lhe acolhe, ou mesmo enfrentar os problemas e viver as dificuldades junto.
Não sei bem dos direitos que tenho nesta vida, nem se algum direito tenho, também não sei da disponibilidade que terei no caso de exigências e que ainda assim o meu interesse persistir. Sim de que melhor do que algo rejeitar, é algo ser encaixado de forma que o mínimo de obstáculo crie. Logo é a lógica: o que for lógico, livre de qualquer intenção errada ou pensamento desonesto, terá condições de ser produtivo para todos. É o presente e o futuro que têm de prevalecer, sempre, e se o futuro não prevalece, para nada realmente serve. O passado só pode ser considerado se prejudica o futuro.
É livre de qualquer dúvida, portanto, a minha lógica. E nem estou aqui afirmando que este desejo se concretizará. Está curada de qualquer característica paroquial. Sem concluir com uma comparação grosseira, deixo lembrar que um dos maiores homens que este mundo teve, Albert Einstein, o “pai da relatividade”, era alemão, suíço, austríaco e americano (espero não ter escapado nada). Com moderação, mas você pode se sentir a vontade, portanto. Afinal, a terra é uma só.
Este Blog possui diversos recursos de mídia, áudios, vídeos e documentos PDF, sendo, esse, o formato mais utilizado. Confira, especialmente, o perfil Linkedin e se conecte comigo, pois esta minha rede é numerosa e aumenta a cada dia. Visite todos os links do menu, que dão acesso a diferentes funcionalidades (segure CTRL para abrir as páginas em outra janela).
CONFIRA ESTE E OUTROS VÍDEOS NO CANAL YOUTUBE
sábado, 12 de fevereiro de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)