CONFIRA ESTE E OUTROS VÍDEOS NO CANAL YOUTUBE

sexta-feira, 19 de abril de 2013

UM PAPA ARGENTINO

Uma coisa que eu queria há algum tempo traçar algumas linhas é sobre a escolha do Novo Papa, o Papa Francisco, argentino, que surpreendeu a todos.

Então para ser breve é o seguinte: o Papa Bento XVI deixou realizações que não foram tão reparadas nem valorizadas, mas a história haverá de ser justa com o Papa Bento XVI, aqui eu deixo o meu reconhecimento como um observador da cena mundial, e porque já fiz severas críticas tanto ao Papa Bento XVI quanto à Igreja Católica, portanto sou uma pessoa que pode fazer considerações insuspeitas. O Papa alemão, Bento XVI foi superior ao seu antecessor e será reconhecido por isso. É o mesmo que analisar o seguinte: no Brasil só se fala em Lula, mas FHC, com todas as fragilidades políticas e de liderança que deixa transparecer será reconhecido na história como o real transformador da política brasileira. Essa é a analogia.

Quanto ao Papa Francisco, ótimo, vamos conhecendo aos poucos e espera-se que seja um bom Papado, no mínimo. Por ser de fora da Europa, desde Gregório, já marca um grande diferencial.

Ademais eu não deixo de reparar uma questão séria que é a pequenez e o atraso brasileiro frente aos argentinos. Somos penta-campeões mundial de futebol, é verdade, vamos sediar a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, temos a maior floresta fechada do mundo, e quase 200 milhões de habitantes.

Mas só?

Quando a questão vai para o nível intelectual, levamos um banho de água bem fria mesmo. Temos legiões de analfabetos etc e tal. Eles têm Nobel de Literatura? Não temos nada. Eles tiveram uma mulher na Presidência antes do brasil. Têm escritores reverenciados no mundo todo e daqui só falam em Coelho. Agora, o Papa. Levaram o Papa também.

Eu não disse aqui ainda, mas em outro lugar que foi apagado, que a Copa de 2014 deveria ter ido para lá, sim senhor, a Copa de 2014 na Argentina. Agora não importa mais. O Brasil tem de admitir o banho que tem levado, aqui na América Latina onde deveria cantar de galo, tanto da Argentina quanto do Chile, quando se trata de pioneirismo intelectual. A Colômbia também? Sim, mas aí até o esporte perderíamos! E tem bem aqui o Uruguai também. Torce-se para o desenvolvimento dessa região e a distribuição do protagonismo, mas o Brasil não pode deixar de reconhecer que está perdendo, sobretudo quando se prende a picuinhas entre os estados da federação.

Deseja-se boa sorte ao Papa Francisco.