CONFIRA ESTE E OUTROS VÍDEOS NO CANAL YOUTUBE

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

NOTÉDIA - NOTA DE ENCICLOPÉDIA - ANO 2014 E EXPECTATIVAS 2015

O ano de 2014 foi frutífero em acontecimentos. No Brasil, realizou-se a XX Copa do Mundo de Futebol em que a Alemanha se sagrou tetracampeã, eliminando a Seleção Brasileira com uma goleada de 7 a 1 histórica nas semifinais. Também se realizou a XXII edição dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, Rússia.

Diversas mortes de destacadas personalidades marcaram esse ano. Eusébio, jogador Português, morre em 05 de janeiro aos 71 anos, mesma data da morte do cantor brasileiro Nelson Ned, aos 66 anos. Bellini, capitão do primeiro título mundial brasileiro na Suécia em 1958, e que marcou o gesto de levantar a taça, morre em 20 de março. Gabriel Garcia Márquez morre em 17 de abril. Em 19 de abril, morre o narrador esportivo Luciano do Valle. Em 08 de maio, o cantor Jair Rodrigues. Em 13 de novembro, o poeta pantaneiro Manoel de Barros, aos 97 anos. Em 20 de setembro, Samuel Klein, fundador das Casas Bahia. Em 28 de novembro, Roberto Gómez Bolaños, criador da série Chaves e Chapolin. Quatro grandes escritores brasileiros morreram em dias próximos no mês de julho, Ivan Junqueira, Ubaldo Ribeiro, Ariano Suassuna e Rubem Alves.

Em 22 de abril o Senado Federal aprova o Marco Civil da Internet. Em 27 de Abril o Papa Francisco canoniza João XXIII e João Paulo II. Celebra-se 20 anos da morte de Ayrton Senna. Rememora-se 100 anos do início da 1° Guerra Mundial. Uruguai legaliza a Maconha. Em 02 de Junho, troca de trono na Espanha com a abdicação de D. Juan Carlos I. Em 30 de junho é anunciado o fim do Orkut. Dilma Rousseff se reelege para um segundo mandato da Presidência da República. Cristiano Ronaldo é eleito melhor jogador do mundo pela Fifa, Real Madrid sagra-se campeão da Liga dos Campeões e iguala os títulos mundiais com o Milan, 4, sobre o San Lorenzo, time do Papa Francisco que havia sido campeão da Taça Libertadores da América. Em 27 de janeiro completou 1 ano do trágico acidente na Boate Kiss, em Santa Maria. Uma crise política na Venezuela contra o Presidente Maduro resultou em algumas mortes. A Uganda promulgou uma lei que pune a homossexualidade com prisão, em 24 de fevereiro.

Foi um ano marcado por acidentes aéreos: em 08 de março, um avião da companhia aérea Malaysia Airlines desaparece na rota Kuala Lumpur - Pequim, um avião B777-200, com 239 passageiros, entre os quais duas crianças e 12 membros da tripulação; em 17 de julho, o vôo MH17 da companhia aérea Malaysia Airlines, que cumpria a rota Amsterdam - Kuala Lumpur, é abatido por um míssil disparado por um sistema antiaéreo na fronteira entre Ucrânia e Rússia, ocasionado pela série de conflitos políticos ocorridos na região, deixando 298 vítimas, entre elas, três crianças; em 24 de julho, o vôo AH5017 da companhia aérea Air Algérie, que cumpria rota Burkina Faso - Argel, em virtude de problemas meteorológicos cai em Mali, deixando 118 mortos, em sua maioria, 50 franceses; em 27 de dezembro, vôo QZ-8501 da companhia aérea AirAsia, desaparece nas proximidades da ilha de Bornéu com 162 pessoas a bordo. Também ocorreu o acidente de helicóptero que matou o jogador Fernandão, em 7 de junho, ídolo da torcida colorada e o acidente aéreo que matou o Governador pernambucano e candidato à Presidência Eduardo Campos, em 13 de agosto.

A Criméia aprova referendo em 17 de maio pela independência do país à Ucrânia, com forte apoio russo, optando por não seguir as políticas ucranianas de aproximação com a União Européia, e a população da Criméia pede anexação à Rússia. A Escócia rejeita a separação do Reino Unido, em plebiscito realizado em 18 de setembro. Um grupo radical islâmico sequestrou mais de 200 meninas na Nigéria. Ouve a epidemia de Ebola. Em 15 de dezembro, Seqüestro de 16 horas em um café da Lindt de Sydney, na Austrália, deixa seqüestrador e dois reféns mortos e 6 feridos. O agressor seria o iraniano clérigo muçulmano Man Haron Monis. Em 17 de dezembro EUA e Cuba retomam relações após cinco décadas.

Daí conclui-se que foi um ano em que os principais destaques podem ser conferidos no campo político e cultural, nesse caso, com as mortes de personalidades de grande destaque, da televisão, do esporte e da literatura. No campo político, com a histórica retomada das relações entre EUA e Cuba após 5 décadas de embargos, tendo início no mandato do Presidente John F. Kennedy. E com as eleições brasileiras, a reeleição da Presidente Dilma, a manutenção do PT no poder e as eleições no Uruguai, com Tabaré Vásquez voltando ao cargo de Presidente daquele país e o legado político de José Mujica sendo elogiado no mundo todo. Os acidentes aéreos, sequestros, conflitos, mortes violentas foram a face negativa do ano. Foi um ano importante para rememorar 100 anos do início da 1° grande Guerra mundial, que se deu em 1914, assim, importantes reflexões foram produzidas pelos mais destacados intelectuais. 2015 só se saberá quando terminar, como todos os anos assim se pode proceder no campo analítico intelectual, mas é um ano em que não haverá grandes eventos marcados, como foi o ano de 2014 e será o ano de 2016, esse, com a realização das Olimpíadas do Rio de Janeiro e, 2014 com a Copa do Mundo. Haverá a Expo 2015 em Milão, e é um evento que tem crescido em importância, nesse caso, econômica. Espera-se que seja um ano de grandes realizações.