A cidade de gravataí completa 250 anos nesse ano de 2013, em 08 de abril. É mais antiga que Porto Alegre. Quero dizer que a região metropolitana de Porto Alegre tem uma característica diferenciada das regiões metropolitanas das principais capitais do Brasil, é assim que vejo. Enquando na maioria das capitais há um aspecto de periferia, em Porto Alegre há um aspecto mais de interior, pois essas cidades conservam uma característica meio interiorana. Assim é Novo Hamburgo, com características da colonização alemã, Viamão com suas belas paisagens naturais, e a cidade de Gravataí pode ter a sua própria marca, investindo em setores que possam assim caracterizá-la. Urbanizando demais, fica complicado, atraindo setores de pouca consistência, fica pior. Tem de fazer o seu próprio rumo, em união com o interior que avança, usufruindo da proximidade com a capital.
No geral as cidades, se comparadas com as grandes cidades do mundo, as cidades brasileiras, mesmo as capitais, são muito jovens, pois essas cidades do mundo bem antes da descoberta do Brasil, já possuíam uma longa história. E as cidades do Rio Grande do sul então são umas das mais jovens do Brasil, levando em conta apenas os últimos 3 séculos. Rio Grande, Pelotas, Porto Alegre, vêm tudo do século XVIII, tudo bem recente.
Conclui-se então que mesmo assim essas cidades já deram prova de grande desenvolvimento, atraindo cada vez mais investimentos e sendo reconhecidas no mundo todo, é um orgulho para o Brasil o bom desenvolvimento do extremo sul do Rio Grande do sul, pela boa localização com o Uruguai, que é uma grande realidade da América Latina. E Porto Alegre, com os investimentos, os eventos mundiais que tem atraído, como o Fórum Social Mundial, e as conquistas no esporte, por Internacional e Grêmio, tem orgulhado muito o Brasil, mesmo sendo mais jovem que João Pessoa, Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo por exemplo, não deixa nada a desejar.
Torço muito para que essa região do Brasil, que é a minha escolha de vida - não sei em que tempo vou poder voltar a viver nessa região -, embora seja uma região jovem em equiparação mesmo com o Brasil, possa continuar se desenvolvendo e ajudando o Brasil a se consolidar como uma grande potência mundial. São os meus votos mais sinceros.
Hoje, por exemplo, digo hoje nessa vida, eu não teria nenhum interesse em Europa. Viveria em Porto Alegre, ou no extremo sul do Estado, e as viagens consistiriam em Montevidéu, Buenos Aires, até Santiago, e Casa, muita Casa. Mas, como a realidade vai sendo outra, então passa a ser tudo "olho na madeira", se de madeira é o tabuleiro, e espera-se que ainda chegue o tempo que seja possível viver dessa forma que se deseja.
Um abraço, Brasil.
Este Blog possui diversos recursos de mídia, áudios, vídeos e documentos PDF, sendo, esse, o formato mais utilizado. Confira, especialmente, o perfil Linkedin e se conecte comigo, pois esta minha rede é numerosa e aumenta a cada dia. Visite todos os links do menu, que dão acesso a diferentes funcionalidades (segure CTRL para abrir as páginas em outra janela).
CONFIRA ESTE E OUTROS VÍDEOS NO CANAL YOUTUBE
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013
Assinar:
Postagens (Atom)