CONFIRA ESTE E OUTROS VÍDEOS NO CANAL YOUTUBE

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

FIM DE ANO

Esse homem das palavras não tem vindo nos meios modernos falar contigo, bem próximo do teu coração, nessas datas que são eternas, o natal e o ano novo, e a páscoa principalmente?

Como que é que esse homem das palavras pode faltar justo nessas horas quando não se falta?

Pois diz esse homem simples, definido-se, aqui agora, que tantos homens têm cumprido tão bem essa função, e assim continuarão por todos os tempos a celebrar e a semear o que é permanente e eterno.

Quando assim tem se comportado esse homem simples, quer dizer que nada mais é do presente que um simples capinador dessas terras, do passado o que já é fato, e do futuro os pilares de Deus, melhores bases que o tempo afirmam.

Esse homem simples das palavras se fará presente também, eu acredito, desejando-te um ano novo melhor do que aquele que passou, que tu não deixes de realizar os teus reais objetivos.

UM ANO QUE COMEÇA SE CARACTERIZA POR RENOVAÇÕES DE ESPÍRITOS, POR REFLEXÕES SOBRE O JÁ VELHO ANO, E POR PROMESSAS DE COMPROMISSOS PESSOAIS PARA COM CADA PESSOA, SENDO QUE NA MAIORIA DAS VEZES SE RESTRINGE A UM PEQUENO PERÍODO DE CONFRATERNIZAÇÕES E FESTANÇAS.

VOCÊ HAVERÁ DE LHE PROMETER MUITAS COISAS NOVAS, E TER A CERTEZA DA COMPETÊNCIA PARA AS REALIZAÇÕES...
VOCÊ HAVERÁ DE PENSAR QUE ALGUMAS COISAS DERAM ERRADO E COMPROMETER-SE-Á EM NÃO REPETIR MAIS OS MESMOS ERROS...
VOCÊ SÓ NÃO PODE ESQUECER DE CONTINUAR SENDO COM TUDO O QUE TEM DE PERMANECER E COM TUDO O QUE TEM A SER REPARADO, EXATAMENTE A PESSOA QUE VOCÊ É, QUE NADA MAIS É DO QUE SER ORIGINAL, POIS DE POSSE DE VOCÊ MESMO, FIRME E FORTE, FICARÁ MAIS FÁCIL...

ESSE SIMPLES HOMEM DAS PALAVRAS NÃO USOU HOJE ESSE TEMPO PARA ANUNCIAR COMO EXATAMENTE PRETENDE PASSAR ESSAS DATAS - AH, A PARTIR DE 2015 -, MAS SIM UMAS PALAVRAS VERDADEIRAS BEM COMPANHEIRAS DA VIDA.

COMPROMETO-ME EM AINDA EXPLICAR ESSAS AFIRMAÇÕES, MAS É FÁCIL NOTAR QUE, ASSIM COMO ALGUMAS PERSONALIDADES BEM POSTAS NA VIDA, NÃO ME LANÇAREI EM VIAGENS, POIS ME IDENTIFICO MELHOR COM O FIXO E O SIMPLES.

Em 2014, para mim, será uma situação de foco profundo, que os contratempos desse ano me tiraram. Então eu estarei muito bem pelas mudanças que poderei, agora sim, não mais tardar. Eu lamento quando tenho que pensar coisas que um tanto se desviam do meu percurso original, pois sou muito lento e me perco um pouco como aconteceu nesse final de ano.

2014 pode ser bom, é isso que, honestamente, eu desejo para as pessoas de bem.

Muito obrigado pela leitura dessas pequenas reflexões.

EU GOSTO DESSA MÚSICA, E FAZ UM LONGO TEMPO QUE NÃO VOU AO RIO GRANDE DO SUL NEM A PORTO ALEGRE.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

PALAVRAS ESPORTIVAS

Já mantive minhas "apostas" relativamente às competições esportivas, do  futebol, nesses 2013/2014 (?), e agora desligo total mesmo, não vou ficar acompanhando nada, depois observo o que foi que aconteceu, caso meu espírito da paixão nacional não morra...

É evidente que possuo meu time, que vai mal há bastante tempo. E evidente também que aposto sempre no que acredito que seja a vez do momento, conforme acreditei no Corinthians em 2012 e no Atlético Mineiro em 2013. Mas, quero estabelecer que não ficarei emitindo nenhuma opinião, não porque não erre, como já errei muitas vezes, ou porque não seja capaz de não ver muita coisa tão bem antecipadamente, mas porque não faz sentido.

Faz sentido observar  como algumas peças e fatos se encaixam tão bem, como as defesas do Dida no Grêmio, e o embalo de vez do Cruzeiro e do próprio Grêmio nesse final de 2013, assim como a recuperação do Atlético Mineiro pós-libertadores, e do São Paulo com a chegada do Muricy Ramalho.

Acreditava que o Internacional pudesse ir mais longe nessa Copa do Brasil, embora não acreditasse que pudesse vencê-la, mas não foi assim, e agora penso que o Inter deve se recuperar por exemplo em termos de Brasileirão nos próximos anos, montar uma equipe nesse sentido, e modestamente, acredito que vai demorar ainda para voltar a ter a presença internacional marcante conforme teve nos últimos anos.

Estou curioso quanto ao calendário 2014, mas, conforme afirmado, Vivo Distante.

Estarei muito concentrado em Platão, Santo Agostinho, Heidegger essas coisas, que nunca pronunciaram a palavra futebol uma vez sequer!

Valeu, Interior!

domingo, 22 de setembro de 2013

XADREZ, FUTSAL E O CORAÇÃO CAMPEÃO

O futebol é um jogo que já se distancia da minha vida em termos de prática recreativa, mas tenho a convicção de que hoje, e aos 32, jogo bem melhor do que jogava com 16 ou 20, porque fisicamente sou mais veloz e mentalmente mais objetivo. Quando morava em pinheiros, podia jogar nas quadras do Vila Lobos todo final de semana se quisesse. Agora isso ficou distante não só pela distância física, mas pelas ocupações permanentes.

Mas não pretendo abandonar definitivamente essa prática, se futuramente puder agregar novamente a algumas horas semanais ou mensais, o futebol de quadra, isso vai ser praticado, porque é uma atividade que me identifico muito, então acho que dá para praticar até com 50, 60 anos se isso viver.

Outras práticas esportivas eu vejo com bons olhos, mas são mais complicadas tanto em logística quanto em disposição de tempo e deslocamentos, como é o caso da escalada de montanhas, ou da pesca esportiva, então, como atividade agregada dificilmente será feito, o que não significa que não seja uma vez na vida praticada.

A corrida de rua é complicada para quem não possui gordura corporal para queimar, então não é muito atrativa, pois, nesse caso, a academia poderia estar na ordem de preferência. Mas poderia ser interessante numa idade mais avançada incluir a corrida de rua com o objetivo específico de participar da São Silvestre, da Maratona de São Paulo ou outra.

Isso então eu tenho pensado, na organização da minha vida profissional e educacional, o estabelecimento de atividades esportivas, então o futebol de quadra está praticamente certo, eventualmente a corrida de rua e, lógico, o xadrez que, isso sim, pode levar a níveis elevados de prática.

A única observação quanto ao xadrez, essa prática muito antiga e perfeitamente relacionada com as minhas características permanentes é que hoje a internet também o tirou aquele realismo que possuía, que era o jogo físico. É lógico que a internet ajuda a disseminá-lo e a popularizá-lo, mas xadrez mesmo é aquele que se joga um de um lado da mesa e outro do outro.

Viva o Xadrez,
E bola lisa na quadra é garantia de diversão para toda a vida.
A voz popular assim deseja e não esquece que o grande campo cabe bem dentro do coração, campeão.



Descrição da Imagem: Os Jogadores de Xadrez - Quadro de Honoré Daumier (1808-1879)

sábado, 24 de agosto de 2013

IMAGENS DE UM PASSEIO PARQUE SP

Para a vida mais presa que precisa ser, que determinei no começo desse ano e que no entanto tive problemas que ocasionaram muitas saídas pelas ruas desnecessárias. O que aconteceu é que tive uma disciplina  de graduação que achei que deveria  impor realidades práticas, o que no final se revelou desnecessário, mas que eu não podia mesmo antever. Isso fez com que a "porteira" se abrisse e a disciplina desandasse, infelizmente. Mas, ainda assim,  já foi possível implantar uma disciplina melhor que até então eu tinha, e agora é definitiva mesmo dentro desse tempo que determino.

Antes então, ainda, umas respiradas, nessa semana que estive refletindo um pouco algumas coisas. Estive visitando igrejas e parque.

Gosto, por  exemplo, de ir a igrejas e ficar a refletir  por 20 ou 30 minutos, vou numa, caminho e entro noutra, isso me faz muito bem. Quem anda pelo interior, dou essa dica: visite as igrejas dessas cidades, obtenha informações históricas e culturais, é sempre um momento bem especial.

Algumas fotos que fiz nessa semana, já que o Twitter não quis recebê-las.

PARQUE ÁGUA BRANCA: os galos chegam aos pés da gente

PARQUE ÁGUA BRANCA: Trilha do Pau-Brasil, onde têm árvores importantes

PARQUE ÁGUA BRANCA: descrição Pau-Brasil

PARQUE ÁGUA BRANCA: paisagem local

PARQUE ÁGUA BRANCA

PARQUE ÁGUA BRANCA: não é uma dupla de raiz bem brasileira, esses dois galinhos

EU MESMO DESCRITO NO SOLO

EU MESMO DESCRITO AO SOLO

terça-feira, 30 de julho de 2013

OS PROTESTOS E A RECEPTIVIDADE AO PAPA FRANCISCO NA JMJ 2013

ATUALIZADO EM 07/01/2014 - Salvo muito engano eu tenha digitado errado o título dessa postagem, mas não é impossível. Sempre é necessário reafirmar o perfil de discrição que mantém esse autor, por isso, foi corrigido imediatamente quando constatado na data presente.

Muita coisa foi escrita, na mídia, sobre esses protestos que se realizaram no Brasil a partir do mês de junho. Diversos especialistas fizeram vários tipos de análises contextualizadas com esse tempo da interação com a internet. Essas notícias ganharam o mundo e muitos meios da mídia mundial foram agressivos para com a situação brasileira, como se estivéssemos vivendo um caos civil e político. Na verdade esses protestos foram um dos primeiros desse tipo, que surgem da mobilização dos meios de interação atuais para ganharem as ruas, sem que tenha havido grandes motivações, pois não vivemos uma situação política caótica.

Está claro que o tempo atual impõe situações que às vezes é gerar a confusão mesmo. Aqui pretende-se elogiar sempre as iniciativas que mobilizem multidões, apoiar as insatisfações e os protestos que trazem as reformas necessárias, e condenar a irracionalidade.

O povo brasileiro não é um povo disciplinado, é conhecido tanto pela criatividade quanto pela desordem, mas não é um povo violento e portanto jamais deve contribuir com esses atos de violência, de vandalismo e irracionalidade. A receptividade dada ao Papa Francisco nessa semana da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, mesmo tão recente aos protestos, ou, ainda, paralelamente, é o exemplo que deve nortear o povo brasileiro, para os próximos eventos esportivos, em que já tem a festividade conhecida, e para a realização de eventos dessa característica, seja religiosa, científica, universitária ou musical etc para os anos e os tempos vindouros. Milhões de pessoas estiveram com o Papa Francisco durante esse evento, e isso é muito importante.

Esse Papa argentino foi muito bem recebido pelos brasileiros, seja os religiosos, os intelectuais e o povo, o que fortalece as relações de amizade que já eram rivais no futebol, mas hostis em outros campos das relações entre os países e os povos. Então é isso que realmente vale, são essas conclusões que devem seguir de exemplos permanentes.
IMAGEM N. S. APARECIDA DA IGREJA N. S. DA POMPÉIA

IMAGEM REGISTRADA DA IGREJA N. S. DA POMPÉIA




Estou corrigindo a informação que na verdade não afirmei, mas coloquei em forma de questionamento quase afirmativo: os argentinos não possuem Nobel de Literatura. Eu cheguei a pensar que possuiam devido ao grande valor que o povo argentino confere à literatura, e pelos tão bons escritores reconhecidos que possuem, principalmente Jorge Luís Borges, que muitos colocam como um dos grandes escritores que deveriam ter sido premiados com o Nobel. A Argentina possui os seguintes laureados: Química - Luis Federico Leloir, 1970. Medicina - Bernardo Houssay, 1947 e César Milstein, 1984. Paz - Carlos Saavedra Lamas, 1936 e Adolfo Pérez Esquivel, 1980. São 5 laureados.

O Brasil não tem nenhum.

O Brasil tem e teve - principalmente - bons escritores que mereceriam ao menos uma cogitação melhor e maior - Érico Veríssimo, Graciliano Ramos, Carlos Drummnond, Manuel Bandeira, João Cabral de Melo Neto e outros, só para rememorar os mais recentes. Mas, que tal o país começar a gerar bons químicos, físicos e cientistas da medicina independentemente de qualquer coisa. Aí, sim, pode até levar um Nobel de Literatura que esses cientistas estarão muito satisfeitos e felizes com o reconhecimento mundial.

É prá Hoje, Brasil.

domingo, 19 de maio de 2013

Então é o seguinte, eu não voltei mais aqui hoje, mas o Twitter www.twitter.com/01to10 foi bastante atualizado nesse domingo.

Aqui, estarei sempre dando a atenção possível e, quando for o tempo adequado, compartilhá-lo melhor que está sendo nesse momento.
Nessa manhã de domingo, tomando um "suco" de lima, ouvindo dois hinos municipais que achei rasoáveis - por mais estranho ou de mau gosto que pareça isso - e então fazendo alguns pensamentos, eu já falei da minha vantagem de ser um sujeito territorial, mas de não sair muito mesmo, mas o território já foi explicado.

Mais tarde escrevo mais alguma coisa por aqui, espero, se não dormir cedo demais.

Um alô lá prá cidade de Bagé, nem tão próxima do mar, nem tão perto do mato, nem tão longe do céu.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

UM PAPA ARGENTINO

Uma coisa que eu queria há algum tempo traçar algumas linhas é sobre a escolha do Novo Papa, o Papa Francisco, argentino, que surpreendeu a todos.

Então para ser breve é o seguinte: o Papa Bento XVI deixou realizações que não foram tão reparadas nem valorizadas, mas a história haverá de ser justa com o Papa Bento XVI, aqui eu deixo o meu reconhecimento como um observador da cena mundial, e porque já fiz severas críticas tanto ao Papa Bento XVI quanto à Igreja Católica, portanto sou uma pessoa que pode fazer considerações insuspeitas. O Papa alemão, Bento XVI foi superior ao seu antecessor e será reconhecido por isso. É o mesmo que analisar o seguinte: no Brasil só se fala em Lula, mas FHC, com todas as fragilidades políticas e de liderança que deixa transparecer será reconhecido na história como o real transformador da política brasileira. Essa é a analogia.

Quanto ao Papa Francisco, ótimo, vamos conhecendo aos poucos e espera-se que seja um bom Papado, no mínimo. Por ser de fora da Europa, desde Gregório, já marca um grande diferencial.

Ademais eu não deixo de reparar uma questão séria que é a pequenez e o atraso brasileiro frente aos argentinos. Somos penta-campeões mundial de futebol, é verdade, vamos sediar a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, temos a maior floresta fechada do mundo, e quase 200 milhões de habitantes.

Mas só?

Quando a questão vai para o nível intelectual, levamos um banho de água bem fria mesmo. Temos legiões de analfabetos etc e tal. Eles têm Nobel de Literatura? Não temos nada. Eles tiveram uma mulher na Presidência antes do brasil. Têm escritores reverenciados no mundo todo e daqui só falam em Coelho. Agora, o Papa. Levaram o Papa também.

Eu não disse aqui ainda, mas em outro lugar que foi apagado, que a Copa de 2014 deveria ter ido para lá, sim senhor, a Copa de 2014 na Argentina. Agora não importa mais. O Brasil tem de admitir o banho que tem levado, aqui na América Latina onde deveria cantar de galo, tanto da Argentina quanto do Chile, quando se trata de pioneirismo intelectual. A Colômbia também? Sim, mas aí até o esporte perderíamos! E tem bem aqui o Uruguai também. Torce-se para o desenvolvimento dessa região e a distribuição do protagonismo, mas o Brasil não pode deixar de reconhecer que está perdendo, sobretudo quando se prende a picuinhas entre os estados da federação.

Deseja-se boa sorte ao Papa Francisco.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

A cidade de gravataí completa 250  anos nesse ano de 2013, em 08 de abril. É mais antiga que Porto Alegre. Quero dizer que a região metropolitana de Porto Alegre tem uma característica diferenciada das regiões metropolitanas das principais capitais do Brasil, é assim que vejo. Enquando na maioria das capitais há um aspecto de periferia, em Porto Alegre há um aspecto mais de interior, pois essas cidades conservam uma característica meio interiorana. Assim é Novo Hamburgo, com características da colonização alemã, Viamão com suas belas paisagens naturais, e a cidade de Gravataí pode ter a sua própria marca, investindo em setores que possam assim caracterizá-la. Urbanizando demais, fica complicado, atraindo setores de pouca consistência, fica pior. Tem de fazer o seu próprio rumo, em união com o interior que avança, usufruindo da proximidade com a capital.

No geral as cidades, se comparadas com as grandes cidades do mundo, as cidades brasileiras, mesmo as capitais, são muito jovens, pois essas cidades do mundo bem antes da descoberta do Brasil, já possuíam uma longa história. E as cidades do Rio Grande do sul então são umas das mais jovens do Brasil, levando em conta apenas os últimos 3 séculos. Rio Grande, Pelotas, Porto Alegre, vêm tudo do século XVIII, tudo bem recente.

Conclui-se então que mesmo assim essas cidades já deram prova de grande desenvolvimento, atraindo cada vez mais investimentos e sendo reconhecidas no mundo todo, é um orgulho para o Brasil o bom desenvolvimento do extremo sul do Rio Grande do sul,  pela boa localização com o Uruguai, que é uma grande realidade da América Latina. E Porto Alegre, com os investimentos, os eventos mundiais que tem atraído, como o Fórum Social Mundial, e as conquistas no esporte, por Internacional e Grêmio, tem orgulhado muito o Brasil, mesmo sendo mais jovem  que João Pessoa, Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo por exemplo, não deixa nada a desejar.

Torço muito para que essa região do Brasil, que é a minha escolha de vida - não sei em que tempo vou poder voltar a viver nessa região -, embora seja uma região jovem em equiparação mesmo com o Brasil, possa continuar se desenvolvendo e ajudando o Brasil a se consolidar como uma grande potência mundial. São os meus votos mais sinceros.

Hoje, por exemplo, digo hoje nessa vida, eu não teria nenhum interesse em Europa. Viveria em Porto Alegre, ou no extremo sul do Estado, e as viagens consistiriam em Montevidéu, Buenos Aires, até Santiago, e Casa, muita Casa. Mas, como a realidade vai sendo outra,  então passa a ser tudo "olho na madeira", se de madeira é o tabuleiro, e espera-se que ainda chegue o tempo que seja possível viver dessa  forma que se deseja.

Um abraço, Brasil.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013


Depois de ter estado fazendo apenas leituras nesses últimos dias, foi hoje que reservei para escrever algumas coisas, então passo aqui brevemente para umas pequenas palavras, quais sejam: que, cientemente, não tenho mais tempo para a internet além das tarefas que tenho determinadas, e que já se encontram atrasadas; os projetos da minha autoria, com todas as dificuldades que muito atrasaram e atrapalharam, já tiveram uma iniciada pela Internet, mas fica muito bem claro dois pontos fundamentais: não são da internet, essencialmente não são e, principalmente, nunca tiveram nenhuma intenção comercial. A internet porque é o meio do momento, por isso teve essa prévia. Então nada está abandonado, é apenas uma pausa desses meios, você sabe que eu tenho um ano decisivo na minha vida, e experiências que já pude ter me aconselham a adotar determinadas posturas. Então a gente vai se vendo como se pode.

Quero dizer finalmente que aqui nesse blog você nunca encontrará preconceitos nem incitamento a qualquer tipo de violência. Você não encontrará doçuras também, certamente, que nem de doce eu gosto, mas também não estará de encontro a nenhum tipo de ignorância.

No mais é acreditar no Brasil, no teu estado, na tua cidade, na ciência e na história, essa, que não pode ser reescrita.

Vai sendo feito o possível. Vou selecionar uma meia dúzia de blogs para acompanhar por  aqui, e é seguirmos em frente.